segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O FUTURO DE NÓS DOIS

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

COMENTÁRIO TIRADO DE

https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/305081/mais-gostaram

No que você está pensando agora?
Quando comecei a ler o livro eu me senti.... velha. Foi exatamente assim no começo. Quando a Emma vai instalar internet em casa, ela coloca aquele velho CD-Rom da AOL, que te dá 100 horas de navegação grátis. Além de tudo, ela escolheu o descanso de tela de tijolinhos para o Windows. E isso são coisas que já fiz. Em um tempo, muito, muuuuiito remoto.

Josh e Emma são amigos desde a infância, ou pelo menos eram até 6 meses atrás, onde a amizade deles ficou um tanto estranhas depois de uma sessão de cinema de Toy Story. Um meio sorriso, um aceno de cabeça e isso se resumia ao contato deles. Até que Josh ganha o tal CD da AOL e dá a Emma, já que ainda não tem computador. Afinal, era 1996, e poucas pessoas tinham.

Quando Emma instala a internet e se cadastra para entrar, um site abre para ela e ela entra nele. Facebook. Era este o site. Que só viria a existir 10 anos depois. Ele abre na página de uma Emma Nelson que até parecia com ela, mas que já estava na casa dos 30 anos. E Emma só tinha 16, então era pura coincidência, não? Mesmo as informações da mulher dizendo que ela nasceu no mesmo dia de Emma e que se formou na mesma escola onde ela está se formando. Desesperada, ela chama Josh e pergunta o que ele fez. Afinal, foi ele que deu o CD a ela. A princípio, ele fica tão assustado quanto ela mas depois imagina ser uma pegadinha de algum expert da informática.

"É uma coisa muito forte pensar que o Facebook não se limita a Josh e Eu. Talvez eu possa achar qualquer pessoa e ver como vai ser o futuro dela"

Quando eles começam a ver que aquele é o futuro daqui a 15 anos, eles começam a 'fuçar' mais. A vida de ambos é exposta em fotos, relacionamentos futuros, empregos futuros e alguns textos postados e curtidos por amigos que eles nem fazem ideia de quem são. Emma não gosta do futuro que vê e Josh fica encantado com o que tem pela frente, até que percebem que simples ações feitas no hoje podem mudar drasticamente quem serão daqui a 15 anos. A diferença é que eles podem ver como essa mudança os afetará.

A história é encantadora. Se passa em menos de um semana e é tão legal ver esse primeiro contato deles com a internet e justamente com uma rede social que nem existe ainda! Os personagens foram muito bem construídos e a história é leve e divertida. Mais uma vez me choco com um possível romances entre melhores amigos, o que acho super fofo. Além de te mostrar que simples ações no presente podem mudar seu futuro, o livro é um lembrete de que precisamos nos desconectar para nos concentrarmos na vida que está ao nosso redor. Ele é narrado por Emma e Josh, intercalados por capítulos, o que dá uma visão de ambos de um mesmo momento. A leitura flui que é uma beleza. São quase 400 páginas, mas você nem nota. A revisão do livro está impecável e achei a capa linda. E quando chega aos fim, você simplesmente só quer mais dos personagens. Só quer saber do futuro deles, seja amanhã ou daqui a 15 anos.

Recomendo com toda certeza do mundo! ;)



BAIXAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário